O uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino do conceito de força

Nome: FREDERICO ROSETTI CHISTÉ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/08/2017
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
THIÉBERSON DA SILVA GOMES Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
RODRIGO MARQUES ALMEIDA DA SILVA Examinador Externo
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Examinador Interno
THIÉBERSON DA SILVA GOMES Orientador

Resumo: O ensino da Física tem, entre muitos entraves, o grande problema da baixa
capacidade de abstração dos estudantes. Para contornar este problema, é comum
lançar mão de recursos como imagens estáticas e vídeos. No primeiro caso o
paradigma estático não dá conta da demanda de abstração necessária, exigindo do
estudante um esforço mental em imaginar fenômenos dinâmicos. Já os vídeos são
uma alternativa, pois embarcam o paradigma dinâmico da abordagem de fenômenos.
No entanto, tal recurso não permite que o estudante interaja com o fenômeno. É
neste ponto que devemos lançar mão de um recurso altamente viável nos dias de hoje
que é a Simulação Computacional. Dentre tantas possibilidades, o objetivo deste
trabalho é desenvolver um material instrucional que permita integrar a Simulação
Computacional, especificamente a Computação Gráfica através da Realidade
Aumentada, no contexto educacional. Para isso foi desenvolvido um aplicativo para
Smartphones e Tablets Android que permite a visualização de vetores das forças da
mecânica. O aplicativo, chamado de ARForces, mostra os vetores Força Normal,
Força Peso e Força de Atrito que agem sobre dois corpos de massas diferentes. O
material instrucional foi desenvolvido de forma a conduzir o estudante ao
conhecimento das forças da mecânica, com o auxílio do aplicativo, buscando sempre
reduzir ao máximo qualquer dificuldade em relação ao manuseio e utilização de
tecnologias. Para isso foi necessário conhecer por meio de diálogos, os conhecimentos
prévios dos alunos em relação ao conteúdo, mas também sobre suas aptidões em
relação à tecnologia. Como resultado, tentou-se construir um material
potencialmente significativo e adequado ao perfil dos alunos. O material
desenvolvido permitiu que os alunos investigassem, com o auxílio do ARForce, o
comportamento das principais forças da mecânica, bem como averiguar e corroborar
os conceitos relacionados a elas, visualizando os vetores força que são tão abstratos.
A análise dos dados coletados no estudo permitiu verificar que o aplicativo
desenvolvido cumpriu o objetivo de ajudar os alunos no entendimento do conceito de
vetores, bem como os conceitos de forças da mecânica. Além disso, verificou-se que o
material instrucional foi bem sucedido como ferramenta de integração da Realidade
Aumentada no contexto educacional.

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