O impacto do uso de atividades investigativas na motivação em aprender física.

Nome: TIMÓTEO RICARDO CAMPOS DE FARIAS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/01/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS LUIS PEREIRA Examinador Externo
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Interno
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Externo

Resumo: Nesta pesquisa, analisaremos o impacto provocado na atitude dos estudantes, em relação a sua participação nas aulas introdutórias de Física, a partir do desenvolvimento de Atividades Investigativas. Os participantes da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, caracterizavam-se pela desmotivação em aprender, não apenas Física, mas em todas as disciplinas. Diante deste quadro buscou-se desenvolver atividades especialmente construídas sob a perspectiva da ‘Motivação para Aprender’. Baseado na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky analisamos sistematicamente o comportamento do grupo durante as aulas de física, por cerca de quatro meses. De maneira geral, foi possível perceber momentos de intenso envolvimento, embora intercalados de momentos de apatia. Em alguns alunos a mudança comportamental foi mais evidente, passando de total desinteresse para participação efetiva. O grande desafio é tornar essas mudanças permanentes, rompendo a barreira do comodismo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910