Uma proposta para a introdução ao estudo da eletrostática para alunos do Ensino Médio

Nome: Sanderley de Jesus Fernandes
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Giuseppi Gava Camiletti Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Geide Rosa Coelho Examinador Interno
Giuseppi Gava Camiletti Orientador
José Bohland Filho Examinador Externo

Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de um plano complementar de atividades
ao Livro-Texto sobre Eletrostática, sob a luz dos pressupostos teóricos e metodológicos
da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com a colaboração da Teoria da
Motivação no contexto escolar, de José Aloyseo Bzuneck e do método de Ensino Ativo
Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de Eric Mazur. A pesquisa foi realizada com
alunos da terceira série do ensino médio, em uma escola pública estadual do Espírito
Santo, localizada no município de vitória, entre os meses de fevereiro a maio de 2017. Os
instrumentos de coleta de dados foram o Pré-Teste, o Pós-Teste, Questionário de
Opinião dos Estudantes e as Anotações do Professor. O delineamento escolhido para o
trabalho foi o do tipo experimental e a análise dos dados proveniente dos testes, teve
enfoque quantitativo. Os dados provenientes do Questionário de Opinião dos Estudantes
e das Anotações do Professor foram analisados qualitativamente. Os resultados dos
testes estatísticos apontaram que o Plano Complementar elaborado contribuiu para a
melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação do
Grupo Controle. A análise do Questionário de Opinião dos Estudantes indica que
atividades experimentais e recursos multimídias despertam o interesse dos alunos e que
o método Instrução pelos Colegas também possui capacidade de engajar os estudantes.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910