Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativas

Nome: KLEIDIANI MOREIRA MONÍCO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/08/2018
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
JARDEL DA COSTA BROZEGUINI Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador

Resumo: Há algumas décadas, o ensino de tópicos relacionados com a Física Moderna e
Contemporânea no Ensino Médio tinha um papel secundário e muitas vezes era
simplesmente deixado de lado. Entretanto, atualmente vivemos em um mundo cada
vez mais globalizado onde as informações circulam com grande velocidade e os
avanços científicos e tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso
cotidiano. Desta forma, os conteúdos relacionados com a Física Moderna e
Contemporânea passaram a ter uma importância que talvez antes não existisse, e o
ensino deste conteúdo no Ensino Médio passou a ter um caráter obrigatório. Neste
contexto, apresentamos neste trabalho uma proposta para o Ensino do conteúdo
Dualidade Onda-Partícula em uma perspectiva investigativa. Com base nessa
perspectiva construímos uma sequência de ensino, composta de textos de apoio
conceitual, atividades e roteiros de demonstrações experimentais. A metodologia
utilizada é baseada em atividades investigativas. Para subsidiar nossa análise, os
dados foram processados por meio de aplicação de questionário, gravações das
aulas e de um diário de campo. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de
2018, em uma turma, com 35 alunos, do segundo ano do Ensino Médio da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aflordízio Carvalho da Silva”, situada em
Vitória, Espírito Santo (ES). A pesquisa de natureza quali-quanti, teve como principal
objetivo analisar a aprendizagem dos conteúdos conceituais dos estudantes. De
acordo com os resultados obtidos é possível perceber como as atividades
desenvolvidas durante a intervenção possuem potencial para favorecer a
aprendizagem conceitual.

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