Feira de Ciências: uma proposição metodológica para articular teoria-prática utilizando o Diagrama V

Nome: LUCAS ANTONIO XAVIER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/02/2019
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
LAÉRCIO FERRACIOLI Co-orientador
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador

Resumo: Essa dissertação apresenta um estudo descritivo de algumas atividades
experimentais de Hidrostática/Hidrodinâmica e Eletrodinâmica para a Feira de
Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professora
Filomena Quitiba, situada no município de Piúma-ES, com histórico de 35 anos
de realização anual do evento. As atividades desenvolvidas foram permeadas
pelo método do Diagrama V, proposto por David Bob Gowin em 1977. Para
infundir esse método no evento científico foram oportunizadas Oficinas
Pedagógicas para os grupos de alunos das três séries do Ensino Médio. A
proposta de utilização desse instrumento heurístico, por sua usabilidade no
contexto experimental, é a de promover a ruptura de práticas de roteiros
tradicionais. Foram estruturadas e ofertadas duas oficinas pedagógicas para
estudantes do Ensino Médio regular com o objetivo de realizar a imersão
desses alunos no novo método. Após a realização das oficinas foram
realizadas atividades para promover maior familiaridade com o novo
instrumento. O pesquisador desenvolveu junto aos alunos dezoito atividades
experimentais de Física e destas, foram selecionadas dez atividades como
objeto desta pesquisa, sendo seis grupos formados com alunos do primeiro
ano, um grupo do segundo ano e três grupos do terceiro ano. Foram sete
atividades de Fluidos e três de Eletrodinâmica, tendo o Diagrama V como norte
dos procedimentos de orientação, coleta de dados e avaliação em todo o
processo. Os Diagramas Vs produzidos pelos grupos de alunos foram
analisados a partir dos critérios propostos por Novak e Gowin (1984) e Prado
(2015) para estabelecer os critérios de valor. Fazendo uma avaliação geral do
processo, constata-se que a infusão da heurística de Gowin foi exitosa ao
propiciar a visão do pensar com a práxis na construção do conhecimento.
Pode-se inferir que esses estudantes começaram a perceber a importância da
dinâmica do Diagrama V como instrumento referencial para os experimentos
desenvolvidos para a Feira de Ciências e para explicação destes ao público
visitante.

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