Desenvolvimento e validação de uma Sequência Didática sobre Eletromagnetismo na perspectiva da História da Ciência e do Ensino por Investigação

Nome: Ailton Ohnesorge Coelho
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 08/07/2019
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
Mirian do Amaral Jonis Silva Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
Eliane Ferreira de Sá Examinador Externo
Marcia Regina Santana Pereira Examinador Interno
Mirian do Amaral Jonis Silva Orientador

Resumo: A proposta desse trabalho foi centrada na elaboração de uma Sequência Didática
(SD) motivadora sobre conceitos de eletromagnetismo e na sua validação por colegas
professores do Ensino Médio (validação por pares). As atividades motivacionais
propostas na SD, trouxeram características do Ensino de Ciências por Investigação
(ENCI), situando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Incorporavam
também princípios da História da Ciência no Ensino de Física (HCEF), promovendo
atividades que privilegiam a dimensão histórica da Física.
A proposta de intervenção teve como público alvo alunos da 2ª série de uma escola
particular de Vila Velha e foi concluída em 7 encontros de 100 minutos de duração.
Priorizei a compreensão dos conceitos físicos envolvidos e a contextualização desses
conhecimentos com a nossa realidade em detrimento de fórmulas matemáticas. Não
me preocupei com propostas de avaliações quantitativas; a preocupação recaiu sobre
uma avaliação qualitativa da metodologia utilizada; se ela favoreceu a interação entre
os alunos durante as execuções das atividades, se foi capaz de gerar interesse pela
Física e se os alunos viram o Ensino por Investigação e a História da Ciência como
ferramentas motivadoras capazes de auxiliá-los na compreensão dos fenômenos
físicos.
Os recursos didáticos motivacionais usados na SD foram desenvolvidos com o intuito
de instigar a curiosidade, desencadear debates e incentivar a reflexão; compreendem
atividades em grupos, exibição de vídeos, leitura de textos históricos, utilização de
simulações computacionais e realização de experimentos.
A validação por pares sinalizou uma SD original, autoexplicativa, de fácil
acessibilidade e executabilidade capaz de suscitar discussões interessantes e
possibilitar que os alunos estabeleçam relações entre os conceitos científicos
trabalhados e situações cotidianas.
A aplicação da SD em sala de aula mostrou que o ENCI e a HCEF podem ser
considerados agentes motivadores do aprendizado do Eletromagnetismo,
constituindo uma ferramenta didática profícua e capaz de estimular uma participação
mais ativa dos alunos durante as aulas de Física.

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