Uma proposta de sequência didática potencialmente significativa sobre o Princípio da Conservação de energia a partir dos processos de produção e transmissão da energia solar

Nome: Yure Zanette Formentini
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Sergio Mascarello Bisch Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Breno Rodrigues Segatto Examinador Interno
Jardel da Costa Brozeguini Examinador Externo
Sergio Mascarello Bisch Orientador

Resumo: O objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar uma sequência didática potencialmente significativa que envolveu a utilização de variações dos métodos “Ensino sob Medida” e “Instrução pelos Colegas” com a temática “Princípio da Conservação da Energia”. Mesmo com poucos recursos e pouco tempo em sala de aula, buscamos promover ações que potencializassem a aprendizagem de conceitos fundamentais relacionados ao princípio da conservação da energia, que está envolvido diretamente na maneira como a qual o Sol produz e emite sua energia, fato que ilustra bem a enorme importância e aplicabilidade desse conceito em todas as áreas da Física. Dentro desse tema, produzimos uma sequência didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com a proposta de contribuir para a aprendizagem dos alunos a partir de sucessivos momentos de interação e registro de argumentos sobre os principais conceitos associados à energia e sua conservação, buscando contribuir para os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora do aluno sobre o princípio da conservação da energia. O diferencial dessa pesquisa encontra-se na utilização de ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) associadas à proposição de métodos ativos de ensino: “Ensino sob medida e “Instrução pelos colegas”. As ferramentas “Google sites” e “Google formulários” foram utilizadas como uma tarefa de leitura prévia, enquanto que o software Plickers e um planetário móvel foram utilizados com a proposta de contribuir para a diferenciação dos conceitos associados ao princípio da conservação da energia na estrutura cognitiva do aluno. Um ponto satisfatório foi que 100% dos alunos acessaram eletronicamente, pelo computador ou pelo smartphone, a tarefa de leitura disponibilizada pelo Google sites. A partir da análise quantitativa dos dados de uma parte da pesquisa, constatou-se que a interação entre os alunos contribuiu para um índice de acertos superior a 85% nas questões conceituais aplicadas após essa interação. Além disso, surgiram algumas evidências de que os alunos demonstraram aplicar corretamente diversos conceitos, evidenciando a capacidade de compartilhar significados que eram pertinentes ao contexto de discussão dentro do grupo e entre o grupo e o Professor. Boa parte dos alunos utilizou termos como “conservação de energia”, “energia cinética”, “energia potencial gravitacional” em diferentes momentos da sequência didática, podendo ser uma evidência da contribuição das etapas da sequência para a elaboração, reformulação e estabilidade de alguns conceitos associados à energia e sua conservação na estrutura cognitiva do aluno. Algumas questões objetivas retiradas ou adaptadas da internet, facilitaram ao aluno encontrar e apropriar-se de respostas prontas, como ocorreu durante algumas etapas da sequência didática. Mas também fica em aberto se tal atitude o ajudou a compreender melhor a questão.

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