Elaboração e Aplicação de Atividades Investigativas na Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Astronomia

Nome: WESLEY QUINTILIANO VIDIGAL
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2019
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
SERGIO MASCARELLO BISCH Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
LUIZ OTÁVIO BUFFON Examinador Externo
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Examinador Interno
SERGIO MASCARELLO BISCH Orientador

Resumo: Neste trabalho analisamos a inserção de atividades investigativas sobre tópicos
de Astronomia básica, como: a forma da Terra, campo gravitacional, dia e noite, órbita
terrestre, estações do ano, Sistema Solar e observação do céu, em um minicurso de
formação inicial aplicado a duas turmas de graduandos em Licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Adotamos, como referencial
teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como pressupostos do Ensino
por Investigação. A pesquisa que originou este trabalho é de natureza qualitativa,
buscando utilizar como referência trabalhos que abordam a formação inicial de
professores da Educação Básica. Na implementação das atividades foram
consideradas as concepções prévias sobre ensino, conteúdo e metodologias, dos
participantes. A primeira aplicação deste minicurso ocorreu no mês de outubro de
2017, onde a metodologia de abordagem foi essencialmente tradicional, a partir da
aplicação de seminários, aulas expositivas e oficinas. A segunda aplicação do
minicurso ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2018, na qual se buscou
aplicar uma metodologia de ensino por investigação. Na elaboração das atividades do
segundo minicurso, consideramos as competências e habilidades previstas na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), onde buscamos utilizar equipamentos e
materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. O registro da aplicação destas
atividades foi feito a partir de imagens, gravações das aulas e aplicação de
questionários. Os dados indicam que as atividades investigativas, presentes no
segundo minicurso, proporcionaram aos estudantes uma apropriação de conceitos
fundamentais de Astronomia, além de promover aprendizagem de procedimentos e
atitudes, culminando em uma postura mais ativa destes em seu processo de
aprendizagem. O produto educacional desta dissertação compõe uma série de
atividades investigativas, na forma de material didático, podendo ser utilizado como
referência para o ensino de conteúdos de Astronomia na Educação Básica.

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