A mediação pedagógica no desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa que articula conhecimentos astronômicos e físicos

Nome: Rodolfo Sant'Ana Silva
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/10/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Geide Rosa Coelho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Eliane Ferreira de Sá Examinador Externo
Geide Rosa Coelho Orientador
Mirian do Amaral Jonis Silva Examinador Interno

Resumo: Nessa dissertação apresentamos uma pesquisa resultante do desenvolvimento e
implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que articula
conhecimentos físicos e astronômicos. O objetivo da SEI é promover a prática da
observação astronômica, com e sem instrumentos, enquanto proporciona o
desenvolvimento de conhecimentos físicos sobre os fenômenos de refração e reflexão
por meio do estudo dos telescópios. O objetivo da pesquisa é analisar a mediação
pedagógica no desenvolvimento da SEI com estudantes do ensino médio. A
intervenção foi implementada em quatro turmas da segunda série do ensino médio de
uma escola localizada no município de Serra da rede estadual do Espírito Santo,
sendo 63 meninos e 65 meninas, somando um total de 138 estudantes com idades
entre 15 e 18 anos, entre os meses de junho e agosto do ano de 2018. As aulas foram
gravadas em áudio e vídeo. As aulas foram transcritas para que por meio das
interações discursivas estabelecidas na sala de aula fosse possível analisar a
mediação estabelecida no decorrer da SEI visando a coerência com os pressupostos
do Ensino por Investigação. Para a dissertação trouxemos a análise de duas aulas,
uma se configurando como investigativa e outra como não investigativa, o que nos
permitiu repensar as interações estabelecidas nessas aulas. Essas análises sinalizam
que a autoavaliação da prática docente pode contribuir positivamente para a
compreensão dos elementos ocorridos ao longo da aula e, consequentemente, um
melhor entendimento da perspectiva investigativa, nos permitindo repensar as ações
e contextualizações para as próximas intervenções. Assumir uma o ensino por
investigação como postura pedagógica necessita de uma mudança na forma de
interagir e estabelecer mediações em sala de aula, e esse movimento é um processo
importante para apropriação da abordagem.

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