Uma proposta de sequência didática contextualizada na educação profissional em eletrotécnica para o ensino dos processos de transformação de energia e eficiência energética.

Nome: Saulus Yuri Milli Rangel
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/12/2019
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Giuseppi Gava Camiletti Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Paulo Henrique Dias Menezes Examinador Externo
Giuseppi Gava Camiletti Orientador
Flavio Gimenes Alvarenga Examinador Interno

Resumo: Propõem-se o uso dos pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,
2003, MOREIRA, 2009, 2011a, 2011b, 2012, 2016) e da Motivação (BZUNECK, 2010) para
embasar a implementação de um Produto Educacional aplicado ao ensino de conceitos
relacionados à Eficiência Energética, no contexto da educação profissional em Eletrotécnica.
Foi desenvolvido e aplicado um Produto Educacional de atividades para uma disciplina de
40 horas, com a implementação das seguintes ações práticas em sala de aula: 1 –
Mapeamento das concepções prévias dos alunos, por meio de tarefas de leitura de textos, e
de discussão de questões conceituais antes da abordagem do conteúdo; 2 – Uso de diferentes
recursos, apresentando a sequência de vídeos “vida de república”, com situações cotidianas
dos alunos e oportunizando momentos de debates de ideias, exposição de concepções e
reflexão sobre a importância dos conceitos de Eficiência Energética. Propomos também a
montagem de experimentos junto aos alunos e a realização de simulações na plataforma
PHET sobre energia e princípio de conservação; 3 – Consolidação dos conteúdos realizando
testes conceituais de acordo com o método de instrução pelos colegas (IpC), com apoio do
aplicativo Plickres; 4 – Proposição de desafios, solicitando aos discentes que desenvolvessem
maquetes que simulassem os processos de transformação de energia e que eles elaborassem
uma apresentação oral para os demais alunos da escola; 5 – A avaliação escrita teve caráter
formativo e recursivo, onde foram mostrados os erros dos alunos e foi dada oportunidade
de refazer o que erraram. 6 - Feedback adequado, sendo positivo quando o aluno se expressa
de forma correta e se empenha no desenvolvimento das tarefas e sendo negativo ou
corretivo quando o aluno se expressa de forma equivocada ou apresenta dificuldades
adicionais, mostrando e indicando o caminho para a superação destes problemas. O
delineamento para avaliação deste trabalho foi o qualitativo, do tipo pré-experimental com
uso de pré-testes, pós-testes, anotações do professor e questionário de opinião dos alunos.
Os resultados da análise das notas do pré e pós-testes mostram que houve melhora no
desempenho nas avaliações, que os alunos ampliaram o domínio conceitual, com ampliação
do vocabulário científico. O mapeamento das opiniões dos alunos apresenta uma grande
quantidade de opiniões positivas dos estudantes sobre a proposta desenvolvida ao longo da
disciplina. As anotações do professor sugerem que as maquetes desenvolvidas tiveram
impacto positivo na comunidade escolar, seja pela experiência em compartilhar os conceitos aprendidos, seja pela reflexão sobre o seu próprio aprendizado e como externaliza-lo em
uma apresentação, seja pela participação dos alunos e professores de outras turmas.

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