O processo de construção de conceitos e o desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas em uma sequência de ensino investigativa sobre Energia Mecânica

Nome: JÉSSICA ADRIANE DE SOUZA BODEVAN
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE FAGUNDES FARIA Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Orientador
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Examinador Interno

Resumo: Referenciais teóricos discutem a importância de uma ressignificação do ensino
de ciências para uma nova visão do mundo em que permeia o estudante.
Nessa perspectiva, alguns estudos problematizam que ensinar ciências (física,
química ou biologia) requer um planejamento que sobressaia o conteúdo
conceitual e incorporem ideias do pensamento científico, isso evidencia que
devemos ensinar não apenas o conteúdo mas inserir os discentes no universo
da ciência de modo que ao observar os fenômenos da natureza eles consigam
construir suas hipóteses, criar suas ideias e organizá-las procurando
compreender o fenômeno observado pela lente da ciência. O ensino por
investigação perpassa por uma concepção de educação científica que se
aproxima do agir, fazer e pensar científicos articulando a construção de
conceitos ao desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas. Nesse
sentido buscamos responder: “Como uma SEI pode contribuir para a
aprendizagem de conceitos de Energia Mecânica e aproximar os estudantes da
cultura científica?”. Temos como objetivo analisar o processo de construção de
conceitos associados a Energia Mecânica e o desenvolvimento de práticas
epistêmicas e científicas em uma sequência de ensino investigativa. O estudo é
qualitativo e do tipo interventivo, isto é, uma pesquisa aplicada e que possuem
interferências (durante a aplicação) do professor pesquisador, o trabalho foi
desenvolvido com estudantes da primeira série do ensino médio regular em
uma escola pública estadual do estado do Espírito Santo. As análises foram
realizadas por meio da interpretação das interações discursivas gravadas em
áudio e vídeo, além da produção escrita dos estudantes das atividades
realizadas. Os resultados indicam que as aulas realizadas durante a SEI
possuem características típicas de aulas investigativas e que essas atividades
promoveram ao desenvolvimento de práticas típicas da cultura científica como
proposição e comunicação de ideias, teste de hipóteses e construção de
explicações pelos estudantes. Outro resultado apresentado é a ressignificação
de sentidos e conceitos como energia cinética e potencial gravitacional durante
o desenvolvimento da sequência. Essa pesquisa gerou um produto
educacional, que é a própria SEI.

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