Uma Proposta de Realização de uma Feira Científica de Física em uma Escola de Ensino Médio

Nome: João Maurício Zandomênico
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/07/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Giuseppi Gava Camiletti Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Breno Rodrigues Segatto Examinador Interno
Giuseppi Gava Camiletti Orientador
Sidnei Quezada Meireles Leite Examinador Externo

Resumo: Este estudo analisou uma proposta de realização de uma Feira Científica de Física em uma escola de ensino médio da rede estadual de educação do Estado do Espírito Santo. A Feira de Ciências pode ser configurada como uma atividade de educação não formal, que neste caso foi realizada como parte das atividades do ensino formal, pois os resultados da avaliação foram usados no integralização dos pontos do semestre. Foram envolvidos 152 estudantes da 2a
e 3a série do Ensino Médio, divididos em 29 grupos de 4 a 6 estudantes, que desenvolveram os experimentos e fizeram apresentação durante a Feira, sob supervisão do professor/mestrando responsável. Todo o projeto teve duração
de 3 meses, desse o planejamento até o dia da realização da Feira Científica. Para viabilizar a avaliação do projeto e coleta de dados para o trabalho do mestrado, foram desenvolvidos questionários de opinião dos alunos aplicados antes e depois da Feira, fichas de acompanhamento dos trabalhos dos
estudantes, protocolos para avaliação de professores externos à escola, questões conceituais sobre alguns experimentos apresentados e questionário de entrevista dos avaliadores externos. Os dados foram compilados usando ferramentas da estatística descritiva. Os resultados indicam que a realização
deste evento se constitui de uma estratégia motivadora para os estudantes, pois foram persistentes e interessados no desenvolvimento das tarefas. Mostraram evidências da dificuldade dos estudantes no processo de transposição didática para a apresentação dos experimentos, o que é um
indicativo de um nível baixo de absorção de conceitos por parte dos visitantes. Foram evidênciadas também as opiniões dos estudantes sobre a realização da Feira, bem como os benefícios para prática docente na visão do professor/mestrando. O trabalho se mostrou altamente positivo com relação ao envolvimento dos estudantes nas tarefas da Feira Científica e revelou pontos que precisam ser melhor estruturados para se alcançar um trabalho de melhor qualidade na apresentação dos experimentos para os visitantes.
Palavras chave: Feira Científica, Experimentos, Transposição Didática, Motivação dos Estudantes, Ensino de Física.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910