Uma Investigação Sobre a Elaboração e a Utilização de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa para o Estudo de um Tópico de Mecânica no Contexto Rural

Nome: Claytor Vieira da Silva
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/07/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Giuseppi Gava Camiletti Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Evelyse dos Santos Lemos Examinador Externo
Flavio Gimenes Alvarenga Examinador Interno
Giuseppi Gava Camiletti Orientador

Resumo: O presente trabalho elaborou, aplicou e avaliou os impactos de um Material Instrucional, abordando o princípio da conservação da energia mecânica, utilizando elementos do contexto da zona rural. O estudo foi realizado com uma turma de 21 alunos do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada na zona rural do Estado do Espírito Santo. O Material Instrucional baseou-se nos pressupostos da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas orientações para elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. A premissa básica da teoria Ausubeliana é que a aprendizagem significativa só ocorre quando a nova informação encontra fundamento na estrutura cognitiva do aprendiz, sendo necessário descobrir o que o aluno já sabe e basear nisso os ensinamentos,partindo dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais específicos.
Os instrumentos de coleta de dados foram Mapas Conceituais progressivos, Avaliações de conteúdo, Questões presentes ao longo do Material Instrucional, Questionário de opinião dos alunos, e o Diário de Bordo do professor/mestrando. A análise dos dados teve enfoque qualitativo. Os resultados dos Mapas Conceituais progressivos mostraram melhorias na sua hierarquia conceitual, qualidade e nos critérios quantitativos considerados. Os resultados das Avaliações sugerem que os alunos demonstraram domínio dos conceitos de trabalho e energia, mas apresentaram dificuldade no princípio de conservação da energia. As atividades de responder e discutir as Questões contidas no Material Instrucional foram capazes de proporcionar momentos de interação social e negociação de significados. A opinião dos estudantes e o diário de bordo do professor/mestrando mostram que a inserção de elementos do cotidiano da zona rural foi bem aceita e considerada relevante para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos abordados.Estes resultados são indicativos de um Material Instrucional potencialmente significativo para promover a Aprendizagem Significativa do Princípio da Conservação da Energia Mecânica, para alunos do Ensino Médio. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, Mapa Conceitual, Contexto da Zona Rural, Princípio da Conservação da Energia Mecânica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910