O Ensino de Eletrodinâmica em uma Perspectiva Investigativa: Analisando os Desdobramentos Sobre a Aprendizagem de Estudantes

Nome: DOMINGOS RODRIGUES SOUZA JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 12/09/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMANDA AMANTES NEIVA RIBEIRO Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Orientador
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Examinador Interno

Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica em uma perspectiva investigativa, desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2013, em três turmas, com um total de 67 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Ortiz, localizada em Vitória, Espírito Santo (ES). O estudo, de cunho longitudinal, de natureza qualiquanti, tem como principal motivo de pesquisa investigar as aprendizagens dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais quando se realizam atividades na perspectiva investigativa nas aulas de Física. A metodologia e os recursos utilizados são embasados na teoria do ensino por investigação e na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel que tem como ponto de partida os conhecimentos prévios do estudante, e o seu papel na construção do seu aprendizado. Construímos uma Unidade Investigativa de Ensino com textos de apoio conceitual, caderno com atividades e objetos de aprendizagem (applets, simulações e softwares). A coleta de dados processou-se por meio de testes, aulas filmadas e de um diário de campo construído para investigar o desenvolvimento das atividades. Utilizamos o diário de campo, as aulas gravadas em vídeo e áudio e as respostas dadas as questões para inferir as aprendizagens procedimentais e atitudinais dos estudantes. Os resultados apontam mudanças nas atitudes tanto dos estudantes (troca de ideias, participação nas atividades, trabalho colaborativo) quanto nas minhas atitudes enquanto professor-investigador. As mudanças de atitudes dos estudantes estão relacionadas com o modo de aprender, quando questionam, pesquisam e buscam hipóteses para solucionar problemas concretos. Com relação aos conteúdos conceituais, a análise dos dados obtidos à luz do tratamento Rasch apontou que houve evolução nessa dimensão dos conteúdos. Além disso, houve mudanças muito significativas relacionadas às técnicas, estratégias e atitudes utilizadas pelos estudantes quando solucionavam os problemas propostos. O balanço feito é que o modo como a intervenção fundamentada no ensino por investigação, do modo como as ações e atividades foram desenvolvidas, possui potencial para favorecer a Aprendizagem Significativa e de tornar os estudantes mais engajados no processo.
Palavras-chave:Ensino por investigação; aprendizagem conceitual, atitudinal e procedimental; Tratamento Rasch, Eletrodinâmica

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