Interações Dialógicas em Práticas Investigativas na sala de aula: Experiências de uma Professora de Física em (Trans)Formação.

Nome: Juliana Torres Ellyan
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/08/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Mirian do Amaral Jonis Silva Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Geide Rosa Coelho Examinador Interno
Jair Ronchi Filho Examinador Interno
Lana Cláudia Fonseca Examinador Externo
Mirian do Amaral Jonis Silva Orientador

Resumo: A busca pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos físicos tem incentivado o desenvolvimento de muitas pesquisas no Brasil. Um dos aspectos nelas destacado é o importante papel mediador do professor para a aprendizagem de conceitos físicos, evidenciando-se a necessidade de uma formação que estimule a reflexão na e sobre a prática docente. Com base nos referenciais teórico-metodológicos adotados, que enfatizam a pertinência da narrativa como método de investigação e como processo reflexivo/formativo, descrevo o meu processo formativo, explicitando as reflexões que me levaram a tomar consciência do meu papel mediador no ensino de Física na educação básica. Nesse percurso formativo, constato as contribuições das atividades investigativas no ensino de Física na medida em que potencializam as interações dialógicas em sala de aula, contribuindo para tornar mais significativo o processo de construção de conceitos físicos. As intervenções pedagógicas aconteceram em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e os registros das atividades foram feitos através de filmagens das aulas, gravações de áudios e anotações no diário de campo. As análises apontam para a importância de se proporcionar uma relação dialógica, que propicie o envolvimento ativo dos estudantes na construção de conceitos físicos em sala de aula. As conclusões reafirmam uma concepção de ensino que entende o processo educativo como resultado das interações sociais e ressaltam a importância da reflexão na formação profissional docente. Por fim, indicam a possibilidade de desdobramentos futuros do estudo, tendo em vista o aprofundamento das discussões levantadas.
Palavras-chave: Ensino de Física. Interações Dialógicas. Atividades investigativas. Narrativa.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910