Propostas de Utilização de Sequências Didáticas Investigativas para o Estudo do Conceito de Velocidade no Ensino Médio
Nome: WHORTTON VIEIRA PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/09/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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JOSÉ GUILHERME MARTINS ALVES MOREIRA | Examinador Externo |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Examinador Interno |
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO | Orientador |
Resumo: A evolução das concepções alternativas em direção ao conhecimento científico é um processo longo. Isso porque essas ideias são coerentes, universais, persistentes e consistentes (PINTÓ, et al., 1996). Vários autores têm destacado as contribuições da utilização de atividades investigativas para a evolução conceitual (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as contribuições dessas atividades para a evolução do conceito de velocidade. O estudo foi realizado em novembro de 2013 com alunos do primeiro ano do ensino médio que já haviam estudado o conteúdo de cinemática. A maioria deles demonstrou concepção alternativa, o que mostra que essa forma de conhecimento pode existir mesmo após a instrução formal. Foram realizadas três atividades que colocaram os alunos diante de diferentes situações com o objetivo de promover conflito cognitivo (CARVALHO, 1992). A produção escrita dos alunos foi recolhida e analisada utilizando-se como referencial a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As atividades investigativas realizadas mostraram ser uma boa alternativa às aulas tradicionais de laboratório e demonstraram potencial em promover evolução das concepções alternativas.
Palavras-chave: Atividade experimental investigativa, velocidade, concepção alternativa, evolução conceitual.