Experimentos e Experiências na Sala de Aula: Potencialidades Pedagógicas das Atividades Investigativas no Ensino de Física

Nome: ALEXANDER APARECIDO SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/08/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE FERREIRA DE SÁ Examinador Externo
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Examinador Interno
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Orientador

Resumo: Este estudo discute a contribuição de atividades investigativas no ensino de física para o ensino médio. Embora considerando a polissemia em torno da definição de ensino por investigação, as atividades investigativas propostas foram desenvolvidas tomando por base princípios e critérios que, na visão dos autores de referência, caracterizam as atividades investigativas.
São analisados os registros produzidos pelos alunos na busca por indícios que demonstrem as potencialidades das atividades investigativas em relação à inserção dos estudantes na cultura científica, no que tange à construção de conceitos físicos e ao uso coerente de termos científicos, buscando-se uma aproximação com as ideias de Vigotsky e Bakhtin. As análises apontam para a contribuição significativa das atividades investigativas para a comunicação entre o professor e os alunos e destes entre si, além de propiciar a ampliação da linguagem científica e a autonomia na resolução dos problemas propostos.
Os apontamentos presentes nesse trabalho revelam a significativa contribuição da pesquisa para os sujeitos envolvidos, que, para além dos experimentos realizados, compartilharam uma experiência de formação que abre caminhos para desdobramentos futuros.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910