Aprendizagem Significativa Através da Construção de Experimentos Pelos Alunos do Ensino Médio Técnico

Nome: Leandro Valle Soares
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Breno Rodrigues Segatto Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Breno Rodrigues Segatto Orientador
Emmanuel Marcel Favre-Nicolin Examinador Externo
Flavio Gimenes Alvarenga Suplente Interno
Mirian do Amaral Jonis Silva Examinador Interno

Resumo: Este trabalho relata a busca de evidências de aprendizagem significativa através da proposta de construção de experimentos que foram construídos pelos alunos e apresentado numa feira de ciências. A proposta foi aplicada em uma turma do ensino médio técnico do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e contou com a participação de 27 alunos. Foi realizada uma analise preliminar das dissertações que trata de experimento de física na Universidade do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apontou a Aprendizagem Significativa como referencial mais abordado, empatado com a Motivação. Para coleta de dados foram utilizados os Mapas Conceituais antes e depois da construção do experimento, pré e pós teste com grau de segurança as respostas dadas e a avaliação discente. A análise dos dados teve enfoque principalmente qualitativo. Os resultados obtidos pela coleta de dados mostraram melhoria na qualidade do Mapa Conceitual confeccionado depois da utilização da proposta de construção do experimento bem como a apropriação de novos conceitos e de maior relevância conceitual. O pós teste apresentou maior número de certos após a utilização da proposta e o grau de segurança mostrou que os alunos estavam mais seguros das respostas dadas de forma correta. O questionário de avaliação discente mostrou aumento da nota dada pelos alunos ao professor/mestrando que aplicou a proposta de construção do experimento, podendo ser isso um reflexo de uma atividade motivadora. Com base nos resultados que se alinham na análise da ocorrência de aprendizagem significativa, podemos dizer que a proposta de construção do experimento, chamada também de intervenção, obteve êxito. Pelo menos no que se refere aos conceitos relacionados a reflexão em espelhos e transformação de energia.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910