O Conceito de Campo no Eletromagnetismo: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
Nome: MARCIO OLIVEIRA DA ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/12/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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THIÉBERSON DA SILVA GOMES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALEX JORDANE DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
BRENO RODRIGUES SEGATTO | Examinador Interno |
THIÉBERSON DA SILVA GOMES | Orientador |
FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Suplente Interno |
Resumo: Este estudo relata a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino do conceito de Campo no Eletromagnetismo em uma escola pública estadual. Esta unidade de ensino foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada em uma turma da terceira série no primeiro trimestre de 2015. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: as atividades realizadas pelos estudantes, os questionários de identificação de conhecimentos prévios e de avaliação da aprendizagem e o questionário de avaliação dos recursos instrucionais. Para a análise dos dados, adotou-se um enfoque qualitativo e foi utilizado como referencial metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A análise qualitativa das atividades e do questionário de avaliação de aprendizagem mostraram que os estudantes se apropriaram, gradualmente, dos conceitos trabalhados na unidade de ensino e foram capazes de aplicá-los de forma adequada ao solucionarem as situações-problema propostas. Os resultados obtidos no questionário de avaliação dos recursos instrucionais indicaram que o uso dos experimentos, dos vídeos e das simulações computacionais contribuíram para despertar o interesse dos estudantes para o conteúdo abordado na unidade de ensino. Dessa forma, os resultados indicaram que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa para introduzir os conceitos de campo elétrico e magnético foi exitosa.