Proposta de uma Sequência Didática Sobre Tópicos de Física Quântica Através do Uso de Simulações Computacionais e da Determinação da Constante de Planck Com Leds Aplicado ao Ensino Médio

Nome: Gleiton Santos Maciel
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Breno Rodrigues Segatto Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Breno Rodrigues Segatto Orientador
Luiz Otávio Buffon Examinador Externo
Marcia Regina Santana Pereira Examinador Interno
Thiéberson da Silva Gomes Examinador Interno

Resumo: O ensino de Física é uma área que ainda enfrenta muitas dificuldades em relação ao processo de ensino-aprendizagem no Brasil e são inúmeros os motivos. Como exemplo, podemos citar a falta de inovação na grade curricular conforme a atualidade cultural e social; o pouco investimento científico e tecnológico; o pequeno interesse por boa parte dos alunos; a descrença dos professores quanto ao ensino;as estratégias de ensino tradicionalistas; entre outras questões (COVOLAN; SILVA,2005; ZANOTTA; CAPPELLETTO; MATSUOKA, 2011; PIRES; VEIT, 2006).Covolan e Silva (2005) afirmam que buscar uma prática pedagógica voltada para um aprendizado mais significativo e criativo é uma necessidade apresentada quando consideramos a crescente insatisfação com o ensino tradicional, uma vez que conteúdos são ensinados de forma acrítica e apática, valorizando a memorização de fórmulas e tornando o aluno como um mero ser passivo de conhecimento. Porém ,professores têm encontrado grandes dificuldades em elaborar estratégias de ensino e levá-las para suas aulas. O que parece que na teoria a questão é mais facilmente resolvida do que na prática. Só recentemente, tem sido estimulada a inclusão de conteúdos mais atuais nos currículos escolares por meio orientações documentadas pela LDB (2000) e pelos PCNs (2002), que ressaltam a necessidade de organizar os conteúdos vinculando-os ao cotidiano do aluno. Mas continuam mantendo a tradicional lista de conteúdos a serem trabalhados no Ensino Médio.Tendo em vista a necessidade e dificuldade de inserir na prática novas metodologias de ensino-aprendizagem, a proposta desse produto educacional é apresentar um de ensino-aprendizagem, a proposta desse produto educacional é apresentar um de ensino-aprendizagem, a proposta desse produto educacional é apresentar umo ensino e o aluno.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910