Avaliação do conhecimento de conceitos Físicos fundamentais por estudantes dos cursos de licenciatura do CCA-UFES

Resumo: Segundo Halloun (1985) os estudantes chegam às disciplinas de física possuindo um sistema de crenças e intuições sobre fenômenos físicos derivados de sua extensiva experiência pessoal (HALLOUN e HESTNES, 1985). Segundo a teoria de aprendizagem significativa, os estudantes constroem o novo conhecimento a partir de seu conhecimento prévio, ou seja, aprender é um processo ativo no qual o conhecimento e construído através da combinação da nova informação com idéias pré-existentes (AUSUBEL Apud MOREIRA, 1997). Embora as concepções dos estudantes tenham sido sempre encaradas como um entrave à aprendizagem dos conceitos cientificamente aceitos, elas não precisam ser vistas exclusivamente como obstáculos para a aprendizagem. Segundo Clement (1982), elas têm um poder preditivo em certas situações práticas podendo, elas podem ser pensadas como modelos iniciais que estudantes possuem e que podem ser modificadas para alcançar grande precisão e generalização (CLEMENT, 1982). A investigação das concepções dos estudantes com relação a conceitos físicos permite que se busquem estratégias de ensino que os encorajam a articular e tomar consciência de sua própria concepção e a fazer comparações explícitas entre esta e os conceitos científicos correntes (CLEMENT, 1982). Portanto, para os professores é essencial conhecer as concepções que os estudantes trazem para a sala de aula e como eles respondem à instrução. Esse trabalho terá como foco, inicialmente, avaliar o conhecimento inicial de conceitos básicos de mecânica dos estudantes ingressantes nos cursos de Licenciatura do CCA-UFES. Isso se justifica, primeiramente, pelo fato de o conteúdo de Mecânica ser, geralmente, o mais trabalhado no Ensino Médio. Dessa forma, acaba compondo, intencionalmente ou não, o conhecimento básico de Física dos estudantes que iniciam o curso superior. Em segundo lugar, o conteúdo de Mecânica é base para o estudo e a compreensão de outros conteúdos da Física e, dessa forma, um diagnóstico preliminar pode apontar para dificuldades futuras.

Data de início: 2012-04-02
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Simone Aparecida Fernandes Anastácio
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910