INDÍCIOS DA PROFISSIONALIDADE EM NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Resumo: Este projeto encontra-se vinculado ao LABEC - Laboratório de Educação em Ciências do Centro de Educação da UFES.
A temática se insere no âmbito da formação inicial e continuada de professores, que ganha novos contornos no cenário nacional após a implementação: a) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que se consolida como política de estímulo e valorização da formação profissional docente; b) dos Mestrados Profissionais, que enfatizam a formação continuada de professores por meio de estudos diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.
Neste projeto, propomos um estudo de caso a realizar-se na Universidade Federal do Espírito Santo, que busca relacionar esses dois contextos, focalizando as peculiaridades da formação dos professores das áreas chamadas científicas. Pretende-se verificar em que medida as experiências formativas dos licenciandos bolsistas do PIBID das áreas de Física, Química e Biologia, bem como as vivências dos professores que cursam o Mestrado Profissional em Ensino de Física, contribuem para a profissionalização desses sujeitos. As análises tomarão por base os estudos de Nóvoa e Huberman sobre a profissão docente e o ciclo profissional de professores, com um olhar voltado para as especificidades da formação profissional dos professores que atuam como mediadores na construção de conceitos científicos na Educação Básica. Para tanto, serão analisadas narrativas dos professores de Ciências em formação em ambos os programas, levando-se em conta as potencialidades da narrativa, não apenas como método investigativo, mas também como processo de formação e reflexão pedagógica (Galvão, 2005).
O presente projeto de pesquisa se estrutura em duas etapas. A primeira consiste num estudo teórico, a realizar-se no período de agosto de 2014 a julho de 2015, durante a realização de estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profª Drª Cecília Galvão, uma das principais referências no campo da investigação narrativa na formação profissional docente.
A segunda etapa acontecerá no segundo semestre de 2015, quando será realizada na UFES a parte empírica, que consiste na análise das narrativas dos sujeitos envolvidos no projeto, para posterior sistematização e publicação dos resultados.
A reflexão sobre as potencialidades da investigação narrativa na formação de professores de Ciências já vem acontecendo no LABEC como resultado da parceria entre integrantes deste laboratório e pesquisadores do CECIMIG - Centro de Ensino de Ciências e Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, já com vasta produção bibliográfica sobre o tema proposto para este projeto.
Como marco inicial da cooperação entre o LABEC e o CECIMIG, temos a publicação do artigo intitulado "A análise das práticas de leitura de professores de ciências em formação por meio da investigação narrativa", publicado nas Actas do Congresso Luso-Brasileito de Investigação Qualitativa, realizado na Universidade de Aveiro, em Portugal.
A possibilidade de ampliarmos esta rede de cooperação interinstitucional, oportunizada por este projeto, vem propiciar não apenas o aprofundamento teórico-metodológico de temas atuais e de grande relevância para a formação de professores de Ciências no Brasil, como também criar oportunidades de intercâmbio cultural e acadêmico entre pesquisadores de universidades de grande prestígio no Brasil e no exterior, com ganhos significativos para os cursos de licenciatura e mestrados profissionais na UFES.

Data de início: 2014-01-20
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Mirian do Amaral Jonis Silva
Vice-Coordenador Patricia Silveira da Silva Trazzi
Vice-Coordenador Junia Freguglia Machado Garcia
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910