INVESTIGAÇÕES DOS OS PERFIS CONCEITUAIS SOBRE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ESTUDANTES DA UFES.

Resumo: O trabalho visa investigar o perfil conceitual de estudantes da UFES, em diferentes momentos da graduação sobre temas essenciais para sua futura vida profissional. O perfil conceitual de um estudante sobre determinado assunto pode estar fortemente marcado por concepções reducionistas sobre tal assunto e isso pode ter influencia na carreira profissional desse estudante.
Mortimer (2000) classifica as diferentes noções que compõem o perfil conceitual em cinco categorias distintas: o realismo ingênuo que é basicamente o pensamento de senso comum; o empirismo, que ultrapassa a realidade imediata através do uso de instrumentos de medida, mas que ainda não dá conta das relações racionais; o racionalismo clássico, em que os conceitos passam a fazer parte de uma rede de relações racionais; o racionalismo moderno, em que as noções simples da ciência clássica se tornam complexas e partes de uma rede mais ampla de conceitos; e também um racionalismo contemporâneo, ainda em desenvolvimento, que englobaria os avanços mais recentes da ciência.
A compreensão dos perfis conceituais de estudantes pode auxiliá-los no amadurecimento de tais conceitos. A interpretação de dados de um grupo estudantes pode permitir que os colegiados dos cursos realizem adequações em disciplinas que propiciem a formação de profissionais com conceitos científicos classificados como racionalistas contemporâneos.

Data de início: 01/05/2016
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JOAO PAULO CASARO ERTHAL
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910