A Utilização de TICs na Produção de Materiais Instrucionais para o Ensino de Física

Resumo: Um dos grandes problemas encontrados no ensino de física, nos diversos níveis de ensino, é a maneira como se leciona, sendo que tradicionalmente um grande formalismo matemático está intimamente atrelado ao ensino de física. Esta relação, via de regra, submete o aluno a uma série de exercícios que muitas vezes são repetitivos e utilizando-se apenas uma aplicação de fórmulas que são decoradas e não entendidas.
Com essa memorização de expressões matemáticas, o aluno não consegue fazer uma ligação entre o que está sendo ensinado com os fenômenos físicos do dia-a-dia, ocasionando um grande desinteresse dos estudantes perante o conhecimento formal apresentado.
Por outro lado, sabe-se que os alunos estão imersos em um mundo completamente digital e informatizado. Hoje a internet, que é acessível a grande parcela da população, invade nossas vidas e está muito próxima inclusive em nossos celulares, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor, concomitantemente com a memorização de fórmulas.
Outro fator complicador no ensino de física é a falta de espaços e/ou materiais que possibilitem o desenvolvimento de atividades experimentais, afinal a abordagem experimental no ensino de física com enfoque fenomenológico pode facilitar a compreensão de conceitos físicos, além de encorajar a aprendizagem ativa, motivar e despertar o interesse, desenvolver o raciocínio lógico e a comunicação.
Diante desta realidade a utilização de laboratórios experimentais, vídeos, simuladores entre outros recursos tecnológicos que nos dias atuais estão acessíveis a todos. Podemos utilizar como exemplo o Arduíno, que é um tipo de microcontrolador que pode ser facilmente programado e utilizado em diversas abordagens experimentais.
Desta forma, observa-se que as TIC’s associadas com os processos de ensino aprendizagem podem e devem ser utilizadas na elaboração de propostas educacionais que atendam às necessidades dos diferentes sujeitos que apresentam diferentes necessidades. Tal abordagem permite que o aluno participe dinamicamente, observando, medindo, calculando os resultados obtidos e logo se deparando com situações reais, onde pode relacionar o seu aprendizado com situações cotidianas é fundamental.

Data de início: 2019-01-09
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Salvio Ferreira da Gama
Aluno Mestrado Paulo Roberto Ferreira da Silva
Aluno Mestrado Edna de Souza da Silva
Aluno Mestrado Vinicius Teixeira Mardegan
Aluno Mestrado Carlos Eron Fossi de Souza Junior

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