Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médio

Nome: Luciana Vianna Gomes Alvarenga
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Flavio Gimenes Alvarenga Co-orientador
Rodrigo Dias Pereira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Geide Rosa Coelho Examinador Interno
Jardel da Costa Brozeguini Examinador Externo
Rodrigo Dias Pereira Orientador

Resumo: Este trabalho é uma pesquisa-ação de caráter qualitativo por meio do qual foi
investigada uma proposta de ensino sobre os conceitos de termodinâmica,
especificamente os relacionados aos processos de transmissão de calor.
Fundamentou-se na Teoria de Aprendizagem Significativa (AS) de David Ausubel (2003), que afirma que só há ensino quando há aprendizagem e esta deve ser significativa. Por toda a pesquisa, priorizou-se abordagens que estabelecessem
relações entre os conceitos ensinados e o cotidiano dos alunos. Para o
desenvolvimento metodológico, utilizou-se diferentes materiais instrucionais como
simulador computacional, textos, experimentos, jogo didático, aquecedor solar de
baixo custo e produção de vídeos, cujo objetivo era a ocorrência da aprendizagem
significativa de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública
estadual. Desenvolveu-se a pesquisa em quatro etapas que se entrelaçaram e
convergiram para a promoção da aprendizagem significativa. Nos pré-testes, primeira
etapa da pesquisa, realizou-se a coleta de dados a respeito dos conhecimentos
prévios. Na etapa seguinte, aplicou-se os materiais instrucionais. Na sequência
implementou-se as atividades motivadoras, cuja ideia era verificar se propostas com
essas características poderiam promover contribuições na apropriação de
conhecimentos e na interação entre os alunos. Na quarta etapa aplicou-se os póstestes, para coleta de dados e verificação de aprendizagem, fornecendo também,
material para as análises e a conclusão da pesquisa. Para a análise de dados dos pré
e pós testes com questões objetivas, usou-se o método conhecido como Afla de
Cronbach e fez-se uma verificação da consistência estatística dos resultados. Para as
análises dos demais materiais instrucionais, considerou-se uma perspectiva
essencialmente qualitativa. Como resultado geral, pode-se afirmar que, o material
utilizado, mostrou-se potencialmente significativo, contribuindo para evolução correta
desses conceitos, além de possibilitar aos alunos a capacidade de estabelecer
relações entre o conteúdo estudado e os fenômenos observados no seu dia a dia,
bem como identificar e diferenciar as três formas de transferência de energia.

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