Intercâmbios institucionais

Intercâmbios Nacionais
Na própria instituição temos realizados intercâmbios com os Programas de Pós-Graduação em Educação (campus de Goiabeiras) e em Ensino na Educação Básica (campus de São Mateus) da UFES. Externamente a UFES temos buscado um intercâmbio com Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes - Educimat/IFES/Campus vitória e o Polo 33/IFES/Campus de Cariacica, também pertencente ao Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física - MNPEF. Esses intercâmbios são estabelecidos através de atividades de cooperação por meio de projetos de pesquisa conjuntos, participação de bancas de julgamento de trabalhos, realização de palestras e apresentação de trabalhos em eventos promovidos pelos programas.

Ampliando a dimensão dos intercâmbios para o cenário nacional, em 2016 foram estabelecidas duas parcerias que culminaram no desenvolvimento de atividades no Seminário Interno do PPGEnFis, realizado em setembro de 2016. Com a UFRJ, contamos com a participação do Prof Carlos Eduardo Aguiar, no desenvolvimento do mini-curso "Mecânica Quântica Conceitual". Com a UFOP, tivemos a participação do prof Fábio Augusto Rodrigues e Silva, desenvolvendo o Seminário "Contribuição da Teoria da Atividade para as Pesquisas em Ensino de Ciências". Ambos professores também integraram bancas de qualificação dos mestrandos e participaram da Mesa Redonda sobre "Diferentes Abordagens no Ensino de Física".

O Prof Laércio Ferracioli desenvolveu um trabalho em parceria com o Diretor do Museu da Amazônia - MUSA, Prof Ennio Candotti. Este trabalho de parceria envolveu a formação e orientação de de mediadores que atuam no referido espaço e resultou em uma publicação conjunta com todos os participantes da atividade, no II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Museus e Centros de Ciência (ABCMC), realizado em Olinda-PE, em agosto de 2016. Como resultado desta parceria, foi aprovado um projeto do Edital Universal 2016/CNPq para vigência no período 2017-2018.

Intercâmbios Internacionais
A profa Mirian Jonis coordena o Projeto de Cooperação Internacional (UFES/UL) para a Formação de Professores da área de Ciências que tem como objetivo geral proporcionar a ampliação do contexto de estudo e de práticas formativas qualificadas e diversificadas, possibilitando ações diferenciadas e inovadoras para os estudantes, visando à valorização da formação profissional docente, por meio de Licenciaturas Sanduíche, realizadas em cooperação da Universidade Federal do Espírito Santo com a Universidade de Lisboa.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910