UMA PROPOSTA DE UEPS PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS RELACIONADOS À HIDROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Nome: SHEILA BORGES GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DIAS PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Interno
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Coorientador
MÁRCIO DE SOUSA BOLZAN Examinador Externo

Resumo: Este trabalho é uma pesquisa-ação por meio do qual foi proposta uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa utilizada para aplicação em turmas da 1ª série do Ensino Médio na ocasião da apresentação dos conceitos de Hidrostática. Observa-se que muitas das situações abordadas na Hidrostática são comuns no dia a dia de grande parte dos alunos, principalmente em um estado litorâneo como é o
Espírito Santo. Assim como ocorre na Mecânica e na Eletricidade, os alunos
apresentam dificuldade de abandonar suas concepções espontâneas com relação ao assunto. Diante deste cenário e da escassez de trabalhos com esta temática foi proposto, neste trabalho, o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de Hidrostática e que se utilizou diferentes materiais e estratégias de ensino. Como referencial teórico, utilizou-se a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e as orientações de Moreira para o desenvolvimento de uma UEPS. O trabalho foi dividido em 3 etapas, totalizando 11 aulas de 50 minutos. Na primeira etapa do trabalho, aplicou-se um teste diagnóstico. A partir dos resultados obtidos no pré-teste verificou-se a necessidade de adequação/adaptação dos materiais instrucionais. Optou-se por desenvolver uma série de aulas nas quais foi possível corrigir dificuldades observadas e, ao mesmo tempo, introduzir os conceitos físicos relacionados com a Hidrostática. Nas aulas 2 a
10 foram desenvolvidos os conteúdos de Hidrostática: pressão, pressão atmosférica, densidade, teorema de Stevin, vasos comunicantes, princípio de Pascal, prensa hidráulica, empuxo e o teorema de Arquimedes. Para tal, foram utilizados, experimentos demonstrativos e colaborativos, simulação computacional, vídeos, exercícios e um jogo didático. Na última etapa aplicou-se um pós-teste, constituídos de questões semelhantes ao pré-teste, porém com um maior nível de aprofundamento. A comparação entre os resultados do pré e pós-teste forneceu indícios a respeito da influência do material instrucional desenvolvido e aplicado.

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