O ESTUDO DA QUEDA DOS CORPOS COM RESISTÊNCIA DO AR DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19 BASEADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Nome: OZEIAS MAURICIO PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRENO RODRIGUES SEGATTO Orientador
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
LUIZ OTÁVIO BUFFON Examinador Externo

Resumo: Neste trabalho, apresento o relato de uma pesquisa-intervenção sobre o estudo da
resistência do ar por meio de uma sequência didática construída e aplicada no
formato de minicurso, realizado em uma Escola da Rede Estadual de Educação no
Estado do Espírito Santo (SEDU), em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental,
na cidade de Serra, região metropolitana da capital-Vitória-ES. Foi realizada uma
revisão de literatura em periódicos de ensino de Ciências e de ensino de Física no
Brasil e constatou-se que o assunto é muito rico, todavia pouco explorado em sala
de aula. A proposta desta intervenção está pautada em uma pedagogia inspirada em
Freire (1987), onde destaca que um dos pilares para construção do conhecimento
vem por meio do diálogo entre professor e aluno, valorizando os discursos e a
evolução de todos envolvidos ao longo do processo, e assim, potencializar uma
pedagogia crítica e problematizadora no ensino. A metodologia utilizada foi a
Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, proposta por Delizoicov e Angoti
(1990), constituídos de problematização inicial (PI), onde é apresentado um assunto
que faça parte do cotidiano dos estudantes, a organização do conhecimento (OC),
de modo que a construção do mesmo seja realizada por meio de um diálogo
acessível e participativo dos alunos, e por fim, a aplicação do conhecimento (AC),
tanto na vida dos alunos, quanto na compreensão do tema no ensino de Física
correlacionado. A pesquisa qualitativa realizada foi apoiada em observações,
questionários, roda de conversa, trabalhos em grupo, registros por meio de diário de
bordo, gravações em áudio e vídeo, e fotos de todos os encontros. Foi realizado um
campeonato de miniparaquedas com 5 grupos, de maneira dialogada entre eles e o
professor. Assim, de maneira prática, analisamos as grandezas que compõem a
forca de resistência do ar. Concluímos por meio do referencial teórico e da
metodologia adotada, bem como da análise dos resultados, que há uma
possibilidade de explorar temas de Física clássica, tais como o estudo da resistência
do ar, não só na Educação básica, por meio do Ensino Fundamental e Médio, mas
também no Ensino superior, e assim, aproximar a ciência dos alunos, partindo do
cotidiano dos estudantes, e junto com eles, construir o conhecimento científico em
sala de aula.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910