DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS

Nome: ALLINNE VEZULA MATEVELI GONZAGA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/08/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO GIMENES ALVARENGA Orientador
GERMANO AMARAL MONERAT Examinador Externo
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Coorientador
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Examinador Interno

Resumo: Este trabalho aborda a aplicação do produto educacional relativo a história
da Astronomia no Ensino da Gravitação com ênfase nos personagens e fatos
históricos da Astronomia e Mecânica Celeste, como Nicolau Copérnico, Johannes
Kepler, Tyco Brahe e Isaac Newton. Tendo como tópico motivador o
Comportamento das Marés, uma vez que muitos alunos têm a curiosidade de
entendê-lo e questionam “Como a água do mar não entorna e porquê da ocorrência
das marés altas e baixas?” Onde a proposta foi a construção de uma sequência
didática através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
com atividades planejadas na Aprendizagem Baseada em Equipes, e referencial
teórico fundamentado na Aprendizagem Significativa de D. Ausubel, na transcrição
de M. A. Moreira, bem como a análise de dados foi feita através um relato
embasado no uso da Estatística descritiva, cujo conceito diz que é a ciência que
exibe métodos próprios para recolher, proporcionar e explicar adequadamente
conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não, assim sendo, a Estatística é o
ramo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de
métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo provável
realizar alguma interpretação deles. O produto educacional foi aplicado na Escola
Família Agrícola de Ibitirama- MEPES, com alunos da Segunda Série do Ensino
Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, onde é estabelecido a pedagogia da
alternância, apesar de termos somente uma turma, foi muito satisfatório aplicar a
mesma. Todas as aulas foram realizadas durante os meses de agosto, setembro e
outubro do ano de 2022, sendo efetivadas durante o processo de implementação
da UEPS e atividades baseadas em equipes em sala de aula, acompanhados de
reflexões sobre o método, especulações e possíveis explicações de situações
confusas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910