"EVOLUÇÃO ESTELAR" OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA COMPONENTE CURRICULAR DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Nome: GILMARA BIANCARDI SCHAFFEL

Data de publicação: 15/12/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Resumo: O pano de fundo para o desenvolvimento desse projeto foi articular o ensino de Astronomia na Componente Curricular de Física de modo que as atribuições pedagógicas sejam pertinentes ao cotidiano da sala de aula, mostrando ao educando
que a Física não é apenas um monte de fórmulas e cálculos cheios de complexidade. Que a partir da observação dos fenômenos naturais nota-se que a Física está ao nosso redor. Partindo de uma perspectiva de aprendizagem sociointeracionista,
calcada principalmente na obra de Vygotsky, a visão metodológica a ser abordada aqui tem duas premissas, uma em executar a Física para o Ensino em Astronomia com aquilo que é acessível ao alcance de alunos e professores e outra que através
da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, baseada nos estudos de referência de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) a respeito da obra de Paulo Freire. Assim buscou-se desenvolver uma Sequência Didática que favoreça o aprendizado de
acordo com a realidade do aluno e da escola, de forma a fortalecer o elo entre o conhecimento e a vivência. No primeiro momento estipulado pensou-se nas premissas admitidas em estudos de identificação do conhecimento baseados em questões
relevantes ao cotidiano do aluno, já no segundo momento foi pensado para que os alunos construíssem aparatos que favorecesse o aprendizado, assim foi proposto a construção do Globo Paralelo e no terceiro momento os alunos podem então
consolidar o conhecimento com apresentação do seu entendimento dos eventos. No nosso caso foi proposto a eles a elaboração de vídeos do tipo ‘Tik Tok’ para comunicar aos seus pares o conhecimento abordado. Os referenciais teóricos sobre o tema,
permitem a visualização das fragilidades de aprendizagem ao longo da vida acadêmica do aluno no que concerne ao estudo dos fenômenos cotidianos e a Astronomia, as causas das falhas no processo de ensino não cabe aqui discutir, mas enfatizemos que as abordagens de ensino que possibilitem ações não somente num trabalho interdisciplinar, mas que possibilitem o estudo da Astronomia um componente contínuo no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando as ferramentas acessíveis nesse processo e viabilizando o conhecimento, trabalhando o senso comum e crítico no desenvolvimento do aluno, com práticas de observação e investigação de fenômenos do dia a dia e com conceitos científicos na sala de aula.

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