Desenvolvimento e avaliação de atividades para o Ensino de ondulatória baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa

Nome: DIMAS PAZINI ALVES

Data de publicação: 07/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GIUSEPPI GAVA CAMILETTI Orientador

Resumo: Este estudo descreve o desenvolvimento, aplicação e avaliação de atividades destinadas ao
ensino de conceitos introdutórios de ondulatória para alunos do segundo ano do Ensino
Médio, com o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. As
atividades foram planejadas e executadas para uma turma de 28 alunos de uma escola pública
do município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, ao longo de 10 aulas. As atividades presentes no
Produto Educacional e a execução em sala de aula utilizaram os pressupostos teórico-
metodológicos da Aprendizagem Significativa. A abordagem do conteúdo partiu das
concepções alternativas dos alunos relatadas na literatura. Foram utilizados diferentes
recursos instrucionais tais como experimentos, vídeos e simuladores para promover a
relacionabilidade entre os conhecimentos prévios e aquilo que se pretende ensinar.
Atividades de consolidação dos conteúdos foram articuladas a partir dos roteiros para o uso
dos diferentes recursos e da aplicação dos testes conceituais, seguindo a dinâmica proposta
pelo método de Instrução pelos Colegas com auxílio do aplicativo Plickers. Os dados foram
registrados em anotações e observações do professor, percentual de respostas dos alunos
aos testes conceituais e respostas da avaliação final individual. Os resultados obtidos a partir
da análise dos dados reforçam a importância dos roteiros para manter o foco dos alunos
durante a realização das atividades com os diferentes recursos instrucionais, bem como para
estimular discussões e reflexões sobre os fenômenos abordados. Os testes conceituais
aplicados mostraram-se capazes de promover discussões de boa qualidade entre os alunos e
foram bem aceitos pela maioria deles. A avaliação final revelou dificuldades na resolução de
problemas quantitativos, relacionadas principalmente a deficiência no domínio de operações
matemáticas básicas. Revelou também a persistência de muitas concepções alternativas
relatadas na literatura, mesmo após a instrução, indicando a necessidade de reflexão e ajustes
nas tarefas e atividades propostas. Apesar de alguns resultados não desejáveis, a percepção
do professor-mestrando a respeito da execução deste trabalho é a de que a elaboração e
aplicação de atividades embasadas na Aprendizagem Significativa contribuiu para a melhoria
da aprendizagem sobre os conceitos introdutórios de ondulatória e para a criação de uma sala
de aula mais envolvente e estimulante aos estudantes.

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