UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBREO SISTEMA SOLAR

Nome: MAIKON BARBOSA DE ARAUJO

Data de publicação: 28/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
SERGIO MASCARELLO BISCH Orientador

Resumo: Observamos um crescente interesse por parte dos alunos da Educação Básica por temas
relacionados à Astronomia, contribuindo para isso a ampla divulgação da Olimpíada
Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Também é marcante a presença de
temas de Astronomia em textos oficiais que se referem ao currículo, como a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Isso nos motivou à
proposição de sequências didáticas, baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa
(TAS), desenvolvida por David Ausubel e amplamente divulgada no Brasil por Marco
Antônio Moreira, voltadas para o ensino de Astronomia na Educação Básica.
Organizamos as aulas em sequências didáticas de acordo com temas relacionados ao
Sistema Solar, na forma de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS),
buscando promover não apenas aprendizagens conceituais, mas experiências
investigativas que motivem ao aluno se aprofundar e seguir no aprendizado de
Astronomia. Aplicamos nossa proposta de ensino no Centro Estadual de Ensino Médio
em Tempo Integral “Prof. Fernando Duarte Rabelo”, no qual fazemos parte do quadro de
professores efetivos. Desenvolvemos nossa proposta, ofertando uma disciplina eletiva,
para uma turma de vinte e seis alunos. Através de testes iniciais, buscamos meios de
averiguar os conhecimentos prévios dos alunos e se haveria também a presença de
conhecimentos que fazem parte do que são consideradas concepções alternativas, e
quais seriam. Os dados dos testes iniciais também serviram como base de comparação
com o teste final, aplicado com o intuito de buscarmos indícios de aprendizagem em
nossos alunos, mas além dos testes buscamos indícios de aprendizagem através da
observação das atividades práticas realizadas, conversas no grupo de WhatsApp e
durante as aulas, de maneira que pudéssemos observar se haveria indícios de
aprendizagem significativa da parte dos nossos alunos. Ao final, por meio dessa análise
das conversas e atividades práticas dos alunos, foi possível constatar indícios de
aprendizagem significativa e um empenho e protagonismo dos alunos nas práticas de
observação, nas quais, transcendendo ao que era solicitado, realizaram o
reconhecimento de algumas constelações e o compartilhamento de fotografias do céu
feitas por eles. A avaliação final da eletiva, onde uma quantidade considerável de alunos
se dispôs a continuar na mesma eletiva no semestre seguinte, também forneceu um forte
indício da motivação e interesse despertados com a aplicação da nossa proposta de
ensino. Esperamos que nossa pesquisa e proposta de ensino, consolidada no produto
educacional que apresentamos ao final, a apostila “Guia para iniciantes e mochileiros do
Sistema Solar”, possam trazer contribuições para outros professores e pesquisadores
envolvidos no ensino de Astronomia para Educação Básica.

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