RADIAÇÃO INFRAVERMELHA E SUAS APLICAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE MEDIAÇÃO BASEADA NA APRENDIZAGEM CRIATIVA COM UTILIZAÇÃO DE ARDUINO

Nome: KAROLINE GONZAGA OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 10/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO VIALI LOYOLA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO JOSÉ LIRA LEAL Examinador Externo
GUSTAVO VIALI LOYOLA Orientador
LAÉRCIO FERRACIOLI Examinador Interno

Resumo: Este trabalho relata a aplicação de um Produto Educacional que aborda conceitos relacionados a Radiação Infravermelha. Ele foi desenvolvido observando os pressupostos da Aprendizagem Criativa, na perspectiva de Mitchel Resnick. O material propõe a utilização de três ferramentas didáticas: os mapas conceituais, diários de bordo e questionários. Paralelo a isso, o Arduino foi utilizado para demonstração do fenômeno e das aplicabilidades do
instrumento no dia a dia. Os impactos da utilização do Produto Educacional foram realizados seguindo um delineamento de análise dos mapas conceituais, com a Taxonomia Topológica, que serviu de termômetro do progresso dos mapas conceituais elaborados pelos alunos.
Assim, o estudo foi desenvolvido em uma turma de eletiva, que segue os padrões no Currículo do Novo Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. Em média, 25 alunos participaram do processo formativo em um ano de Pandemia e retorno presencial das aulas. A coleta de dados se deu a partir de um mapa conceitual individual, diário de bordo individual, questionário inicial,
mapa conceitual em grupo, diário de bordo em grupo e o questionário de opinião. Os questionários tiveram questões mistas, abertas e fechadas, sendo que nas fechadas a escala Likert se fez presente. A partir disso, foi realizada uma análise qualitativa a partir das respostas das questões abertas e fechadas dos testes. De maneira geral, analisando o desempenho dos estudantes foi possível perceber que os níveis conceituais se mantiveram, não demonstrando nenhuma perda ou ganho a nível conceitual. Os resultados apresentam
indícios que o Produto Educacional e os recursos propostos contribuíram para a motivação, criatividade e o desenvolvimento dos conceitos dos alunos e a promoção da Aprendizagem Criativa para o conceito de Radiação Infravermelha do grupo de estudantes desta Escola Estadual.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910