UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONCEITOS RELACIONADOS AO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: ROMÉRIO COSSI MATTOS

Data de publicação: 29/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA Orientador

Resumo: Este trabalho é uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica no qual foi investigado a
formação de conceitos básicos de eletricidade referentes à eletrodinâmica clássica, a
partir da aplicação de uma sequência didática sistematizada nos três momentos
pedagógicos com enfoque CTS com uso da energia fotovoltaica no ensino fundamental.
A sequência didática é constituída de 12 (doze) aulas e foi aplicada em duas turmas do
oitavo ano do ensino fundamental, com um total de 71 alunos, em uma escola da rede
estadual de ensino, no município de Cariacica/ES. A sequência de ensino foi
desenvolvida nos três momentos pedagógicos. As especificidades de cada um deles são
as seguintes: momento da problematização inicial, onde foram apresentadas questões
que relacionam os conceitos básicos de eletricidade as situações que os alunos
presenciam no dia a dia; momento da organização do conhecimento, no qual, os
conceitos básicos de eletricidade foram sistematicamente estudados sob mediação do
professor, por meio de aulas expositivas dialogadas e utilização de materiais
instrucionais, tais como: experimentos e simulação computacional PhET (Physics
Education Technology Project), disponibilizada gratuitamente na internet pela
Universidade do Colorado, que simula virtualmente montagens de circuitos elétricos,
uma simulação demonstrativa do simulador Vascak e momento da aplicação do
conhecimento, onde foram apresentadas questões para abordagem dos conceitos de
eletricidade utilizados no cotidiano dialogando com a perspectiva CTS. O movimento
analítico enfatizou o processo de apropriação de termos científicos ligados à eletricidade,
à identificação dos indícios da construção de conceitos relacionados as grandezas
elétricas e a aplicação prática desses conhecimentos científicos e tecnológicos aos
diversos contextos sociais. Os resultados analíticos mostraram indícios de que os alunos
se aproximaram dos conceitos cientificamente aceitos e que, portanto, a atividade
educativa desenvolvida em três momentos pedagógicos com o enfoque CTS com uso
da energia fotovoltaica, na forma como foi conduzida, é uma alternativa pedagógica
válida e apropriada para o ensino de conceitos básicos de eletricidade referentes à
eletrodinâmica clássica, numa perspectiva sociocientífica.

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