Formação de Professores no Contexto da Divulgação Científica II

Resumo: Os dados apresentados pelo Livro Azul revelam uma baixa procura por carreiras científicas no Brasil em comparação com outros países em desenvolvimento. Os dados apresentados pelo PAEBES-SEDU revelam um rendimento muito baixo dos estudantes de Ensino Médio do ES na disciplina de Física. Possíveis soluções para a reversão deste cenário envolvem investimentos em estratégias que promovam a melhoria da qualidade da formação inicial e continuada de professores em serviço, sendo uma das possibilidades a implementação de ações em Eventos e Centros de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia. Assim, o objetivo principal deste projeto é dar continuidade à investigação sobre as contribuições das atividades de Divulgação Científica no contexto da Educação Não Formal, para a melhoria da qualidade do trabalho dos professores de Física e a consequente motivação dos estudantes para o envolvimento com a Ciência Física. O público alvo são os estudantes, os Licenciandos em Física e os Professores de Física em Exercício. Espera-se aprofundar resultados já encontrados, visando apontar a descrição de métodos, técnicas e abordagens de construção e utilização de Experimentos de Física para além do laboratório didático, que sejam relevantes para a melhoria da prática docente e, consequentemente, para a melhoria do Ensino de Física.

Data de início: 2014-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Giuseppi Gava Camiletti
Pesquisador Laércio Ferracioli
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910