FLAVIO GIMENES ALVARENGA

Título: Doutor
Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq
Curriculum: http://lattes.cnpq.br/7169430092692431

Participação em projetos:

Título Data de inícioordem decrescente Prazo (meses) Participação no projeto
Modelos Cosmológicos Quânticos 18/08/2014 48 Coordenador
Pesquisa em Ensino de Física 15/03/2017 24 Coordenador
Aprendizagem Significativa de Física 01/06/2017 96 Pesquisador
Teorias de Gravitação e Modelos Cosmológicos 27/05/2020 60 Coordenador

Participação em bancas:

Título Nome Data de defesaordem decrescente Curso
Uma Investigação Sobre a Elaboração e a Utilização de um Material Instrucional Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa para o Estudo de um Tópico de Mecânica no Contexto Rural CLAYTOR VIEIRA DA SILVA 29/07/2014 Mestrado Profissional em Ensino de Física
O Estudo das Diversas Formas de Produção de Energia em uma Abordagem CTSA: Buscando Indícios de Alfabetização Científica de Estudantes do Ensino Médio VINICIUS LOPES LEITE 11/12/2015 Mestrado Profissional em Ensino de Física
O Conceito de Campo no Eletromagnetismo: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa MARCIO OLIVEIRA DA ROCHA 17/12/2015 Mestrado Profissional em Ensino de Física
Aprendizagem Significativa Através da Construção de Experimentos Pelos Alunos do Ensino Médio Técnico LEANDRO VALLE SOARES 21/12/2015 Mestrado Profissional em Ensino de Física
Teoria da Relatividade Restrita: uma sequência didática investigativa, com a utilização de uma ferramenta computacional como facilitadora do processo de ensino/aprendizagem da contração espacial de Lorentz. LUIZ HENRIQUE GOBBI 30/09/2016 Mestrado Profissional em Ensino de Física

Páginas

Disciplinas ministradas:

Semestreordem decrescente Código Nome Carga horária Curso
2019/2 PEFI0035 Física Contemporânea 60 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2020/1 PEFI0035 Física Contemporânea 60 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2020/2 PEFI0022 Mecânica Quântica 60 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2022/2 PEFI0022 Mecânica Quântica 60 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA
2023/2 PEFI0022 Mecânica Quântica 60 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA

Páginas

Alunos orientados:

Nome Título Data de defesaordem decrescente Papel Tipo
LUIZ HENRIQUE GOBBI Teoria da Relatividade Restrita: uma sequência didática investigativa, com a utilização de uma ferramenta computacional como facilitadora do processo de ensino/aprendizagem da contração espacial de Lorentz. 30/09/2016 Orientador Dissertação de mestrado profissional
VINICIO MERÇON POLTRONIERI Uma proposta de abordagem para o ensino de cinemática relativística no Ensino médio baseada em aprendizagem significativa de Ausubel 21/12/2017 Orientador Dissertação de mestrado profissional
KLEIDIANI MOREIRA MONÍCO Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativas 24/08/2018 Orientador Dissertação de mestrado profissional
LUCIANA VIANNA GOMES ALVARENGA Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médio 16/08/2019 Co-orientador Dissertação de mestrado profissional
ANDRÉ HENRIQUE TORRES MULLER Estudo da Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica com o emprego de experimentos e um motor Stirling 20/08/2019 Orientador Dissertação de mestrado profissional

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910